quinta-feira, 10 de abril de 2008

Crónica sobre a violência nas escolas.


Ultimamente somos alertados para o problema da indisciplina nas escolas.

Este problema, acontece envolvendo alunos, professores e funcionários.

Sempre houve indisciplina nas escolas, recentemente mais visível e patente. A desobediência, as distracções, o incumprimento de regras piorou bastante. Podemos apontar culpados? Todos o somos, professores, alunos, auxiliares, encarregados de educação.

O desenvolvimento da sociedade trouxe por arrasto este tipo de comportamento. Antigamente as crianças brincavam na rua, hoje brincam em casa. Distraem-se em frente à televisão, à playstation, e ao computador. Os pais passam muito tempo fora, deixando os filhos sozinhos. Depois compensam-nos erradamente, fazendo-lhes as vontades. Obtendo qualquer coisa, sem esforço, fomentando a noção de facilidade.

O conceito de liberdade não foi bem assimilado, A liberdade individual acaba quando começa a do outro.

Os jovens vão construindo uma identidade própria de forma distorcida. Traduzindo-se num comportamento violento, que pode ser chamado de frustração. Interiorizada pela forma como são tratadas pela sociedade onde vivem. Para quê o esforço de estudar, tirar um curso? Com a taxa de desemprego que existe no país?

De que forma estão bem estruturados os conteúdos das matérias?

A resolução deste problema está longe de ser resolvida. Cada dia há mais desmotivação. O recente estatuto do estudante, é um dos muitos exemplos. Quanto aos professores, as difíceis condições não permitem um feliz desfecho.

Sem comentários: