terça-feira, 6 de maio de 2008

Crónica sobre a Revolução dos Cravos

"E depois do adeus" cantado Paulo Carvalho. Senha para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das forças Armadas, foi dada aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, a cinco minutos das vinte e três horas do dia 24 de Abril de 1974. Mas, ao contrário do refrão da canção não mais ficámos sós.
Passados vinte minutos do começo daquele dia glorioso, a transmissão da canção " Grândola Vila Morena" de Zeca Afonso, na rádio Renascença é a confirmação de que as operações militares estão em marcha e são irreversíveis.
O povo sai à rua para saudar a chegada da liberdade e da democracia e também da dignidade perdida, depois de meio século de opressão e medo.
A revolução dos cravos desencadeada pelos Capitães de Abril, tirou Portugal do obscurantismo a que esteve sujeito pelo regime fascista de Salazar e Marcelo Caetano, o povo português acordou nesse dia da anestesia a que esteve submetido durante décadas de sofrimento, de guerra colonial, de atraso económico e cultural. Regressam as liberdades de opinião, de expressão e de imprensa, fala-se sem medo de ser punido por aquilo que se diz e pensa, sem medo de ir para os calabouços da policia política (PIDE) e de ser torturado.

Sem comentários: