segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Carta ao PR

Exmo. Sr. Presidente da República

Excelência


Chamo-me Inês Esperança, tenho 14 anos e sou estudante do 10º ano na Escola Secundária José Loureiro Botas em Vieira de Leiria.

Gostaria de lhe falar da minha terra, Praia da Vieira de Leiria, retratada no livro “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós.

A Praia da Vieira juntamente com S. Pedro de Moel pertence ao concelho da Marinha Grande, é banhada pelo Oceano Atlântico, foz do rio Lis e fica em pleno coração do pinhal de Leiria. A Praia da Vieira é uma terra de gente acolhedora que recebe muitos turistas, principalmente nos meses de verão, que são atraídos pela simpatia das suas gentes, pela praia e pelo ar puro do pinhal, continua-se a praticar a arte xávega, ancestral actividade piscatória que se hoje tem um papel secundário no sustento do seu povo, foi no princípio do século passado uma das suas principais fontes de sustento.

Hoje em dia as suas gentes trabalham nos mais variados sectores, mas num passado recente trabalhavam essencialmente na indústria vidreira e metalúrgica em Vieira de Leiria, nomeadamente na Fábrica de Vidros Dâmaso e Empresa de Limas Tomé Feteira, a primeira recentemente fechada e a última com poucos trabalhadores actualmente. O turismo de verão faz minimizar a falta de trabalho para as suas gentes.

Os fogos florestais, que no ano em que aconteceram me fizeram viver verdadeiros momentos de medo, juntamente com a poluição do rio Lis, são problemas desta terra que espero ver resolvidos com políticas ambientais cada vez mais exigentes, mas o problema que mais me preocupa é o desassoreamento do areal da Praia da Vieira. Todos os anos no Inverno quando o mar se faz bravo o areal quase desaparece, algumas construções como esplanadas muito usadas pelos turistas no verão estão sempre em risco de derrocada e o mais grave é que poderemos a curto prazo ficar sem praia. Estudos anteriores e promessas feitas pelos políticos prevêem a construção de um esporão a sul da praia, que viria salvar a Praia da Vieira. Os políticos que têm vivido este problema dizem não haver verbas para a sua construção.

Os mais antigos contam, e também já vi em algumas fotos antigas, casas a serem levadas pelo mar aqui na Praia da Vieira.

Perante esta preocupante situação gostaria que visitasse a minha terra, no Inverno, para verificar o problema que lhe conto e com a visita de V. Exa. alertar quem tem a capacidade de resolução.

Respeitosamente.

Inês Esperança.

Sem comentários: