segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Comentário à frase de Daniel Pennac.

"O verbo ler não suporta o imperativo. É uma aversão que compartilha com outros: o verbo amar... o verbo sonhar..."


As pessoas usam a leitura de diversos modos, para se manterem actualizadas, por prazer, para aprender, e até porque são obrigados nas escolas.
Daniel Pennac escreveu esta frase a pensar nas pessoas que como eu, não gostam de ser obrigadas a ler, escreveu esta frase que explica que por mais que as pessoas possam ser obrigadas a ler, nunca vão aprender realmente o que é ler, é como se nos obrigassem a sonhar, podem fazê-lo mas nunca vamos sonhar.
Por vezes as pessoas pensam que obrigar os outros a ler é para o seu bem, mas, nem sempre, isso acontece. É como obrigar uma pessoa a amar outra, só deixa dentro dela uma raiva enorme, e deseja nunca mais amar ninguém. Na leitura, quando isso acontece, é de nunca mais voltar a ler.
A leitura deve ser espontânea, o livro deve prender o leitor, só assim o que lemos nos pode fazer sonhar.

1 comentário:

caroli'na disse...

Apesar da comparaçao com o verbo amar puder nao estar completamente correcta, na minha opiniao, o texto continua a ter o significado essencial. Pois concordando contigo, o que Daniel Pennac quer dizer com esta frase, que ler nao deve nem pode ser por obrigaçao mas sim por gosto.